Outubro Rosa: Uma conversa sobre prevenção, cuidado e saúde da mulher
7 curtidas
O mês símbolo da prevenção do câncer de mama está se encerrando. Esse mês cor-de-rosa evidencia a importância da conscientização e do cuidado com a saúde das mulheres, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Além disso, a campanha coloca em pauta, nas redes sociais, no grupo de WhatsApp ou até mesmo no café da tarde com as amigas, conversas que abordam outros temas importantes como a incontinência urinária (perda involuntária de urina) quando rimos, tossimos, levantamos peso ou até sem fazer esforço algum, Dores nas relações sexuais e outros incômodos relacionados a saúde pélvica.
Pode acreditar, é muito comum que as mulheres passem por isso, mas ser comum não quer dizer que seja normal! Você sabia que no ano de 2023 foram identificados 73.610 novos casos de Câncer de Mama no Brasil e que a mortalidade em decorrência dele está na primeira posição entre as mulheres brasileiras? Mas calma! O objetivo não é te assustar, mas sim conversar abertamente e desmistificar o tema, pois quanto mais conhecemos e aprendemos, menor é o medo e maior é a consciência.
Você faz autoexame das mamas de forma rotineira? Sabe qual é a sua finalidade? E o mais importante: Sabe como realizá-lo? O autoexame ajuda na familiarização com o nosso corpo, permitindo que qualquer alteração seja percebida rapidamente, investigada e tratada o mais breve possível para que não traga maiores riscos.
A maior parte dos nódulos na mama são identificados no auto exame. No entanto, é essencial lembrar que ele não substitui exames clínicos, como a mamografia, que deve ser realizada regularmente. Para inseri-lo em sua rotina você precisará apenas de um espelho e 5 minutos!
- Em frente ao espelho, observe o formato, a cor e o tamanho das mamas.
- Com as mãos, faça movimentos circulares nas mamas e nas axilas, buscando por nódulos ou regiões endurecidas.
- Pressione levemente os mamilos para verificar se há secreção.
Você deve acender o sinal de alerta quando identificar no autoexame: caroço fixo com ausência de dor, alterações nos mamilos, pequenos nódulos nas axilas ou pescoço, pele avermelhada ou que tenha um aspecto de “casca de laranja” e presença de sinais que não são comuns. A identificação precoce é a maior aliada do tratamento. Além da prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa também nos lembra de cuidar da saúde pélvica, uma área muitas vezes negligenciada, mas essencial para o bem-estar feminino.
Muitas mulheres convivem com desconfortos como incontinência urinária, dor durante as relações sexuais e outros incômodos relacionados ao assoalho pélvico, que podem impactar tanto a saúde física quanto a qualidade de vida. O assoalho pélvico é composto por um conjunto de ligamentos, músculos e fáscias que apresentam importantes funções para a mulher, sendo algumas delas: sustentação dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e intestino); controle da continência urinária e fecal, ajudando a controlar a micção e a evacuação; facilitação do trabalho de parto, relaxando e expandindo para a passagem do bebê.
Que tal incluir o cuidado da sua saúde pélvica em sua rotina? Afinal, cuidar da saúde é um ato de amor próprio e a melhor forma de prevenção! Falando sobre patologias, vocês sabiam que as mais recorrentes estão associadas ao enfraquecimento dessa musculatura, e podem ocorrer pela idade, principalmente no processo de menopausa, gravidez, pós parto vaginal, alterações hormonais, levantamento de peso excessivo e a constipação crônica.
Como o Outubro Rosa chega ao fim, a campanha nos deixa uma mensagem essencial:
O cuidado com a saúde feminina vai além da prevenção ao câncer de mama. Ao promover o diálogo sobre temas muitas vezes deixados de lado, como a saúde pélvica, a campanha amplia a conscientização para questões que afetam a qualidade de vida de milhares de mulheres. Cuidar do corpo de forma integral, incluindo a realização do autoexame e a atenção à musculatura do assoalho pélvico, é um ato de amor-próprio e uma maneira poderosa de prevenir doenças e desconfortos.
Que o aprendizado e a conscientização conquistados durante este mês nos acompanhem durante o ano todo, reforçando o compromisso com uma saúde plena e de qualidade para todas as mulheres.
By: LAFISM - Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher
@lafism_pucpr | @camila.gsn, @kavisantos_ e @luiza_hoffmann
#SecuidaSeToca #OutubroRosa #AutoCuidado #AutoExame #Prevenção #CancerDeMama
Comentários