Investindo com Disciplina e Diversificação
2 curtidas
O primeiro ponto a entender é que o mercado financeiro nunca está parado. Ele é um reflexo das condições econômicas, políticas e sociais que, juntas, afetam tanto o desempenho das empresas quanto o comportamento dos consumidores. No Brasil, por exemplo, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou recentemente a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75% ao ano, como parte de um esforço para conter a inflação. Essa alta afeta diretamente diversos tipos de investimentos e pode parecer intimidante para quem está começando, mas não deve ser um motivo para adiar a decisão de investir.
Quando os juros sobem, os investimentos em renda fixa, como CDBs e Tesouro Direto, tendem a oferecer retornos mais atrativos. No entanto, o mercado de ações pode enfrentar volatilidade. Tudo isso pode gerar uma sensação de incerteza para quem não acompanha o mercado de perto. Mas, ao invés de ver essa oscilação como um obstáculo, é fundamental encará-la como parte natural do processo de investimento. E é aí que entra a importância de uma boa estratégia.
A influência dos ciclos econômicos no mercado
A previsão do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 é de 3,1%, um desempenho sólido, enquanto a taxa de desemprego deve recuar para 6,5% até o final deste ano — o nível mais baixo em mais de uma década.
Esses números indicam um cenário favorável para o país, com mais pessoas empregadas e a economia em expansão. Contudo, o aumento da Selic também significa que o crédito ficará mais caro, e os financiamentos podem se tornar menos acessíveis para o consumidor comum. É um reflexo do ciclo econômico: quando a inflação ameaça sair do controle, o Banco Central eleva os juros para frear o consumo e equilibrar os preços.
Para o investidor, isso reforça a importância de estar atento às mudanças e de manter uma carteira flexível. Quando os juros sobem, a renda fixa pode ser uma excelente alternativa para quem busca segurança. Porém, o mercado de ações também pode oferecer boas oportunidades, especialmente para quem tem um horizonte de longo prazo e consegue aproveitar momentos de baixa para comprar ativos a preços mais atraentes.
Por que começar agora?
Outro fator chave para o sucesso nos investimentos é o tempo. Muitas pessoas acreditam que para investir é necessário começar com grandes quantias, mas essa é uma das maiores barreiras psicológicas que atrapalham novos investidores. Na realidade, o valor inicial é secundário — o mais importante é a regularidade e o compromisso de investir de forma contínua.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 43% dos brasileiros investiram em algum produto financeiro em 2022, mostrando uma crescente conscientização da importância de poupar e investir. Mesmo com essa evolução, o número ainda é baixo comparado a outros países desenvolvidos, como os EUA, onde cerca de 58% da população possui algum tipo de investimento, segundo dados da Gallup.
Seja fiel ao seu perfil, necessidades e objetivos
Uma das maiores armadilhas que novos investidores enfrentam é acreditar que existe um "investimento certo" para todo mundo. Na realidade, o que funciona para uma pessoa pode não ser adequado para outra. Isso acontece porque cada investidor tem seu próprio perfil, necessidades e objetivos, que variam de acordo com fatores como tolerância ao risco, horizonte de tempo e expectativas de retorno.
Da mesma forma, seus objetivos também devem guiar suas decisões. Se você está planejando uma viagem em um ou dois anos, investimentos de curto prazo, como renda fixa ou fundos de liquidez diária, podem ser mais adequados. Para quem está pensando na aposentadoria, que pode estar a décadas de distância, uma estratégia focada em investimentos de longo prazo, como ações e fundos imobiliários, pode ser mais indicada.
Navegue pelos ciclos com acompanhamento especializado
Investir com confiança e sucesso exige estratégia e um bom conhecimento do mercado. Porém, você não precisa fazer isso sozinho. Contar com a ajuda de uma assessoria especializada faz toda a diferença para quem quer tomar decisões informadas e seguras.
A JFK Investimentos oferece uma assessoria totalmente gratuita, com uma análise financeira 360º para cuidar de todas as suas necessidades e uma equipe preparada para guiar você pelo melhor caminho de acordo com o seu perfil e objetivos. O objetivo é ajudar você a investir com tranquilidade e alcançar seus sonhos.
Por: Daniel Moralles - Assessor da JFK Investimentos.
@jfkinvestimentos
Atualizado em 24/09 às 14:34h
#Investimentos #Selic #RendaFixa #MercadoFinanceiro #EstratégiaFinanceira #Ações #CiclosEconômicos #PIB #Desemprego #CarteiraDeInvestimentos #PerfilDeInvestidor #LongoPrazo #AssessoriaFinanceira #EducaçãoFinanceira #OportunidadesDeInvestimento
Comentários